A Mais Cotada de todas: um depoimento sobre a Lei de Cotas no Brasil

Foto:Pixabay

A Revista Gama fez uma matéria muito rica sobre os 29 anos da Lei de Cotas. Achei legal contar um pouco da minha experiência sobre o assunto. Eu sou cria desses processos inclusivos, tanto na minha inserção no ensino básico, lá em 1996, quanto no meu inicio no mercado de trabalho, em 2007.

Minha visão sobre o tema era muito romantizada, afinal, eu cheguei aonde estou graças a essas iniciativas. Apesar da ideia “romântica”, vivenciei situações que não fazia sentido nem nos mais clichês dos contos de fadas. Deixei quieto e acreditei por muito tempo que aquilo tudo fazia parte do sistema. E de fato, tem coisas que fazem mesmo.

 Eu me sinto grata pelas Leis de Cotas, mas hoje percebo que a gratidão NÃO me fez ver muitas coisas erradas que estavam ao meu redor, como o capacistismo, por exemplo. Não me fez entender a promoção que nunca tive, não me fez pedir aumento de salário e nem me questionar sobre o real motivo de eu nunca ter me perguntado nada disso.

 Às vezes paro para pensar e me pergunto se durante minha jornada no mundo corporativo eu realmente tive as mesmas oportunidades que meus colegas de trabalho ou, se só não fui boa o bastante para crescer.  Aquela famosa dúvida de quem é PCD, se sou mérito ou evitei uma multa.

Para aqueles que não precisam de leis para ser inclusos em algo, é difícil entender essa mistura de sentimentos. E leva tempo até para a gente mesmo sacar que existe uma diferença entre obrigação e inclusão e que elas poucas vezes andam juntas. Nenhuma empresa ou escola são boazinhhas de graça.

Por muito tempo eu fui a única PCD nas classes, na faculdade, nos cursos extras e no trabalho. Eu aceitei isso sem qualquer questionamento, até achava legal, pensava que ao me incluir, esses locais estavam em dia com a diversidade. Ledo engano. Agora me pergunto, até quando?

 Hoje tenho uma noção mais critica das coisas que vivi e que vivo atualmente, me sinto menos conformada e as consequências disso são raiva, por não ter tido voz ativa no passado, e alivio, por ganhar consciência e tentar ser uma agente de mudança por onde passo.

Apesar das conquistas, falta muito para o sistema ser igualitário, inclusive no modo como a #inclusão é tratada pelas escolas, faculdades e empresas.A contratação de Pessoas com Deficiência com base em lei é fácil, assim como é cômodo construir banheiro grande e rampa na entrada.

O cu$to$o mesmo é investir em capacitação, tecnologias assistivas, treinamentos internos para funcionários e upgrade de carreira com base nas habilidades de cada um. Tirar as pcd da base da pirâmide por mérito próprio é um desafio quando a empresa não tem a visão certa de inclusão

Esse é um depoimento simples sobre minha opinião como cotista. O fato é que infelizmente ainda precisamos desse tipo de ajuda para incluir a grande "minoria" na sociedade e por isso não devemos tratá-las como um favor e nem confundi-las com gratidão. Se as coisas já não funcionam direito com a lei, imagina sem ela.

Finalizo com um pedido. Empresas, por favor, não nos contrate só para preencher cota, não nos contrate para funções que vocês julgam ser "ideais" para gente. Essa atitude nos invisibiliza como profissionais, nos diminui como seres da sociedade. Criem ações efetivas para inclusão e diversidade, tanto de dentro para fora, como de fora para dentro. O produto e o negócio têm que ser consumidos por TODES.

Recursos Humanos, cadê vocês na linha de frente dessas ações. Eu consigo contar nos dedos os lugares que trabalhei que teve um RH efetivo nesse ponto. Se especializem, vão atrás de referências, conversem com a causa e principalmente, nos escutem, deixem a gente falar, deixa a gente ajudar. Não existe empresa 100% perfeita, as pessoas são diferentes.

Pessoas Sem Deficiência, vocês também podem ajudar na causa, basta ter empatia e olhar para seu redor, seja aonde for. Questione, saiba seu lugar de privilégio, crie grêmios na escola, no bairro, faça um comitê no seu emprego, siga pessoas da causa, procure, pesquise e ouça.

A inclusão não é um detalhe, é obrigação, é ser cidadão.

Comentários