Entrevista Lars Grael - RIO 2016

 

Foto de um barco a vela no mar com duas pessoas dentro, sendo o Lars uma delas. Abaixo da imagem tem uma frase dele: "Movimento Paralímpico têm brasileiros que suam a camisa, dignificam nossa bandeira e nos farão uma potência paralímpica"

Você tem uma história importante na política do pais em relação aos esportes, o que motivou a assumir esses cargos e qual o principal desafio deles?

Acho que o esporte tem que ser gerenciado por quem entende da área, isso é uma reivindicação histórica da categoria.  Eu não tenho engajamento partidário político nenhum, mas acho que tenho possibilidade de dar minha contribuição também, é uma questão estratégica. Os principais desafios sãos já conhecidos

Como o esporte pode ajudar na educação das crianças?

A educação nunca será realidade plena se ela não contemplar a educação física e com isso a prática do esporte nas escolas. Nos países com IDH elevado, todos têm esportes na escola. No Brasil, temos um afastamento muito grande em relação a isso, apenas 38% das escolas públicas possuem quadra esportiva, sendo que o estado de manutenção dessas quadras é precário. Há muito que melhorar. Se nós temos que priorizar uma área de investimento no esporte brasileiro pós-rio 2016, que seja nessa sinergia de Esporte e Educação.

Condição para velejar e clima?

Clima do Brasil é ideal, a raia da Baía de Guanabara é difícil de velejar, mas ao mesmo tempo é desafiante. É um cartão postal e um cenário lindo, mas infelizmente extremamente poluída. O compromisso que o Brasil teve com o COI de despoluir o local não aconteceu. Nós já temíamos por isso, tínhamos alertado os órgãos competentes que o correto seria levar a vela para Búzios, que fica próximo do RJ e tem condições perfeitas para o esporte, mas eles quiseram manter as obras de despoluição da baía sem obras e investimentos compatíveis com isso. Então, conviver com a Baía poluída já é uma realidade para os jogos olímpicos. Por sorte, agosto é estatisticamente um mês seco. Mas nós perdemos o que seria o principal legado das olimpíadas, a despoluição Baía de Guanabara e isso não aconteceu.

Legado Olímpico no Brasil e Rio de Janeiro?

O legado do Rio será as obras de melhoramento urbano, intervenções urbanas que deixarão a cidade melhor do que antes, naturalmente por um custo elevado. Para o Brasil é um momento sublime, é o ápice do esporte. O Legado que fica para todos os brasileiros é a ênfase e relevância do papel do esporte em todas as áreas. Nós entendemos que a valorização do esporte impacta diretamente em bem-estar social, saúde e educação. Se o Brasil despertar que o esporte merece o nível de atenção, investimento e priorização maior talvez seja o maior legado.

Paralimpíadas

Acho que no Brasil o movimento paralímpico está ganhando um destaque muito importante. São brasileiros que suam a mesma camisa, dignificam a mesma bandeira, conseguem até um número maior de medalhas e colocarão o Brasil com uma potência paralímpica.

 

Descrição da imagem: foto de um barco a vela no mar com duas pessoas dentro, sendo o Lars uma delas. Abaixo da imagem tem uma frase dele: "Movimento Paralímpico têm brasileiros que suam a camisa, dignificam nossa bandeira e nos farão uma potência Paralímpica"

Comentários