31 anos Atrás

No dia 5 de Junho de 1981 foi registrado o primeiro caso de um vírus que se tornaria a 3° doença que mais mata no mundo, naquela época esse vírus ainda nem tinha nome. Agora essa doença é conhecido por muita gente,e continua matando.    
 Hoje, em especial, vou falar sobre a Aids, um tema que me acompanhou bastante nos últimos dois anos do ensino fundamental ( 7º e 8º ano). Foi com esse assunto que aos 14 anos de idade consegui minha primeira matéria no jornal da escola, o Cooper Fala. Eu estava mexendo em umas coisas aqui em casa e achei esse jornal, resolvi copiar ele para cá. A resolução não está das melhores, então talvez seja meio difícil para ler.  Bom, para começar eu só conheci uma pessoa com o vírus da Aids na minha vida e ela não era próxima de mim assim. Mas acho que eu encanei com esse assunto depois que um professor de ciências pediu para a classe se unir em duplas e fazer um trabalho de pesquisa sobre doenças, e olha só, adivinha que doença caiu nas minhas mãos.? 
 Um outro fato que me ajudou a querer fazer todos os seminários da escola com esse tema foi um filme que assiste na sessão da tarde. Ah sim, os filmes e séries fazem parte da minha construção como pessoa, pode acreditar. Se eu bem me lembro o filme se chama A Cura e resumidamente conta a história de amizade entre dois garotos, sendo que um deles tem Aids. No decorrer da trama eles viajam para encontrar um médico que diz ter achado a cura da doença. Já aviso desde agora que esse filme é bem triste, mas foi a partir dele também que dei meu primeiro passo na escolha da minha profissão.
Tudo tem seu preço, meus coleguinhas de classe estavam de saco cheio da minha insistência no vírus da Aids, me lembro de muitas vezes ouvir "De novo" ou "Você só sabe escrever disso". Sim , naquela época era meu assunto preferido e eu era tão fissurada que até hoje eu tenho guardado uma bandeirinha que ganhei na minha primeira ida a Parada Gay. Na bandeira tinha aquela ilustração da fita vermelha, símbolo de solidariedade pelas pessoas infectadas.  
Eu escrevi essa matéria em 2003, ela não é muito jornalística pois me baseie nas pesquisas que fiz em livros de literatura, livros de biologia, filmes e documentários. Não consegui entrevistar ninguém, nessa época as coisas eram mais complicadas e eu não tinha acesso a internet ou algo assim. Hoje não é o dia internacional da Aids mas é o dia em que ela foi descoberta,pela história ela foi detectada pela primeira vez  em pessoas homossexuais. Eu ainda tenho minhas dúvidas sobre sua origem. Quando fiz o texto abaixo, a AIDS tinha 22 anos e sua cura ainda não tinha sido encontrada. Infelizmente essa parte da matéria não teve mudanças, continua igualzinha há sete anos.



Comentários