Por que você escolheu sua profissão mesmo?

Uma coisa que eu não gosto e também não entendo são aquelas perguntas feitas para a gente responder em redações para ser trainee de algum lugar ou até mesmo em entrevista de emprego. Perguntas do tipo "Por que você escolheu sua profissão?"
Como sou formada em comunicação vou dar um exemplo que sempre cito aqui, o do Jornalismo. Minha resposta desde que eu enfiei essa bendita carreira na minha cabeça e na minha vida foi "Eu escolhi isso porque eu costumo ler bastante e sempre fui incentivada a escrever. Escrever é algo que me deixa feliz e ponto". Gente, essa é a minha razão e cada um tem seus motivos e experiências para escolher qualquer coisa.Porém, quando entrei na universidade eu escutava de alguns palestrantes, professores e até colegas de classe que " O jornalismo não é só gostar de escrever e ler bastante. E se engana também se sua meta dentro desse ramo é mudar o sistema..", na época eu concordei bastante com isso, acho que me sentia envergonhada por simplesmente só ler vários livros e só gostar muito de escrever, mas a verdade é que antes de entrar nessa vida eu nunca tinha lido jornal, não assistia ao Jornal Nacional e só lia coisas com a palavra AMOR no titulo.
Eu confesso que não me envergonho de a principio ter escolhido o jornalismo por gostar de fazer textos sobre a AIDS nas atividades da escola, escrever no meu diário dos 101 Dalmatas e fazer cartas para meus grandes amigos, agora pensa comigo, se eu fosse escrever isso em uma redação ou até mesmo interromper um famoso jornalista investigativo global no meio da sua palestra para o primeiro semestre de jornalismo afirmando que "Sim, eu fiz essa escolha porque gosto de ler e escrever" e ainda acrescentaria aquele famoso BORDÃO "Sou curiosa..." o que aconteceria comigo naquele auditório, Hein?
Uma coisa é fato, eu posso ter entrado no jornalismo sem saber nada de nada, mas agora eu posso dizer que aprendi e continuo aprendendo cada vez mais. Leio o jornais todos os dias (minha mãe me obriga .. rsrs) e não só a parte da TV, me interesso pela politica do nosso Brasilzão e sempre presto atenção nos autores de livros, crônicas e reportagens, um hábito que nunca tive e criei depois que entrei na faculdade.

Eu continuo uma desempregada graduada e já que tempo é o que não me falta resolvi buscar no meu passado os motivos reais de eu ter trocado a Psicologia pela Comunicação, o resultado foi alguns filmes/séries que assiste e me incentivaram a querer continuar nesse caminho. Acho que não preciso nem falar que clássicos como Todos os Homens do Presidente e Capote estão inclusos fora da lista né. Perdoem minha ignorância mas eu não tinha conhecimento de nenhum deles e de muitos outros filmes, casos reais e jornalistas famosos até entra na faculdade,pode ser que eu tenha sido parte de uma minoria de estudantes que não sabia de nada e pagava de revolucionário sabichão. Eu me envergonho disso, de não ter prestado mais atenção nas coisas que eu iria me envolver no futuro e virar uma alienada ou continuar sendo uma, eu queria mesmo é ser "Coxinha" mas nem isso eu consegui ser.

Segue a mini lista dos filmes

Lois e Clarck- As novas aventuras do Superman



Nunca fui Beijada



Como perder um homem em dez dias


O Diário de Bridget Jones - 1 e 2



Intimo e Pessoal

Comentários