Entrevista com o diretor Ian SBF

Entre um rascunho e outro o diretor Ian SBF, na época com treze anos, criou nos quadrinhos um herói para chamar de seu,bem mais original e diferente dos que a Marvel mostrava. Com o disfarce costurado, botas de camurça e uma mascara feita de óculos de natação, Ian conseguiu o que tanto queria, tirou sua historia do papel, colocou na web e agora dezessete anos depois assina a direção e o roteiro dela no novo programa do canal Multishow ; O Barata Flamejante.

Confira a Entrevista feita para a Revista Monet de Junho:

1 - Como surgiu a idéia de criar “O Barata Flamejante”? Teve alguma inspiração ?

O Barata é um personagem que eu já tenho desde os meus treze anos de idade, eu estava assistindo o filme Escorpião Escarlate e fiquei com isso na cabeça. Então eu comecei a bolar um personagem até chegar no Barata Flamejante. Na época eu fazia quadrinhos e tentava fazer alguma outra brincadeira com ele, e meio que fui colocando na gaveta todas essa idéias porque nunca soube o que fazer muito com elas. Agora surgiu essa oportunidade em conjunto com o canal Multishow de criarmos uma série para o Super Barata.

2 – Quais os principais motivos da escolha de uma “Barata” como disfarce?

Não tem exatamente uma explicação. Acho que é porque já tinha muito inseto do tipo aranha e besouro verde, acho que não tinha barata e era original (risos).

3- “O Barata Flamejante “começou em HQ,depois virou web serie e agora vai estrear na TV. Como foi o processo para essa mudança acontecer?

Bem, na verdade o que aconteceu com o barata foi meu próprio processo, eu comecei nas HQs, fui para internet fazendo o site dos Anões em Chamas, acabei indo para TV e o barata foi junto . Ele é meio que meu alter ego, foi me acompanhando.

4 - Tem alguma diferença entre a tira em quadrinhos, os episódios da internet e agora na TV?

É uma continuação. Tudo começou nas tirinhas, a web é baseada nessas tirinhas e foi feita com o intuito de entregar para o programa, então na verdade a série da TV é uma continuidade da web.

5- Existe alguma critica por trás desse humor?

Olha deve ter, mas é uma coisa inconsciente. Tem muita coisa que eu olho depois e percebo a critica sem querer. Meu intuito é muito mais entreter e fazer uma coisa divertida, não tem um teor muito critico.

6 - Como foi a escolha do elenco?

O elenco é feito de incríveis atores que ninguém descobriu ainda e eu estou morrendo de medo que descubram, pois vão tirar eles de mim (risos). São pessoas que já estavam fazendo algumas produções nossas, como o Silvio Matos e o Rafael Infante. Eu conheço muitos atores que o universo ainda não descobriu (risos), um deles é meu amigo de longa data Camilo Borges, que interprete o Barata. Inclusive, é bom ressaltar que o Camilo atualmente trabalha em uma boate gay aqui no Rio de Janeiro.

7 – Mas como você e o ator Camilo Borges se conhecerem então?

Nós somos amigos há muito tempo, porque eu sou sócio do Fabio Porchat e o Camilo fez o curso de teatro da CAL (Casa das Artes de Laranjeira) com ele. Uma das nossas missões agora com a ajuda dessa reportagem é justamente tirar o Camilo desse trabalho (risos).

8 - Você se sentiria mais seguro com “O Barata Flamejante”como herói?

Não (risos). Exatamente isso, ele mesmo é um cara que não se sente seguro e alem disso tem vergonha da própria roupa.

9 - Ele é um anti-herói?

Nem um nem outro. A diferença do Barata em relação a outros filmes com heróis é justamente porque nem ele e nem os outros personagens do programa são super heróis de verdade. Eles são uns malucos da nossa realidade que querem ser alguma coisa em um mundo que não tem heróis. O mais engraçado disso é que o programa mostra como seria se você quisesse ser um herói.

10 - Quais são seus planos para o futuro?

Esse ano colocamos o filme Teste de Elenco na internet, que é o primeiro longa lançado exclusivamente para a internet. Nele tem a Talita Werneck e o Fábio Porchat . E eu espero que o barata vire um longa junto com o Multishow quando a gente fizer a terceira temporada, esse sim é meu plano (risos).

Comentários