Você já imaginou um lugar de fácil acesso, cheio de adaptações para cadeiras de rodas, comando de voz , carros com acelerador automático, onde qualquer dificuldade relacionada a locomoção tem uma solução? Então, não perca a décima edição da Reatech , a segunda maior feira internacional do mundo de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade voltada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A Reatech 2011 começa hoje e pretende atrair cerca de 45 mil visitantes no Centro de Exposição Imigrantes em São Paulo, a entrada é gratuita e a feira vai até o próximo domingo. João Roberto Sevieri presidente do grupo Cipa, responsável pelo evento, conta que muita coisa mudou ao longo desses 10 anos de exposição, e o aumento da visibilidade desse grupo na sociedade foi uma delas “Com a lei de cotas, decreto que obriga as empresas contratarem pessoas deficientes, foi preciso renovar o mercado e aumentar o numero de adaptações para cada lugar e para cada caso”explica ele. Esse ano a Reatech pretende mostrar ao público mais de 250 expositores de empresas especializadas em vários segmentos, um deles é o automobilístico, uma das indústrias mais procuradas do país. De acordo com Sevieri esse crescimento é o resultado da autonomia que essas pessoas estão conquistando “Nós temos uma relação muito harmoniosa com as empresas de automóveis e de adaptações, eles precisam desse público, e o mais importante, esse público precisa deles também. Assim como a maioria dos estandes que estão nessa feira, eles trazem soluções para a acessibilidade de cada pessoa”. Uma dessas empresas ligada a esse setor participa da Reatch desde o inicio, é a Cavenaghi, pioneira e líder no mercado de adaptação veicular do Brasil. Alem de desenvolver produtos para cadeirantes e para veículos institucionais, a outra linha referente a automóveis desenvolve adaptações especializadas para carro próprio, que de acordo com a diretora comercial da empresa, Monica Cavenaghi, é um bem de consumo cada vez mais procurado “Esse mercado é muito promissor, tanto que ele cresce 10% ao ano. Isso acontece por conta da inclusão social, pessoas com mobilidade reduzida quando são inclusas tem a necessidade de buscar produtos que dêem assistência a sua locomoção” conta Monica.
Novidades e Lançamentos Automobilísticos
Esse ano a Reatech trás alguns lançamentos desenvolvidos pelo departamento de engenharia da Cavenaghi, entre eles estão a Rampa Telescópica que pode ser utilizada em automóveis utilitários, a Hand Bike que é uma bicicleta usada por atletas paraolímpicos e o TDriveN2, considerada uma inovação do mercado. Ele é um comando de voz feito para carros com motoristas tetraplégicos e funciona com o acionamento automático de dispositivos como buzina, lanterna, setas, limpadores e faróis. Além desse comando, essa adaptação permite um conjunto de soluções (frenagem, aceleração, direção e banco) que faz com que o motorista dirija com segurança. Segundo Monica, a maioria das ferramentas feitas pela Cavenaghi é construída através das experiências com pessoas deficientes “Nossa empresa é dirigida para esse público, então temos muito contato com eles. As 40 concessionárias autorizadas pelo Brasil atende uma demanda grande desses clientes e faz com que isso seja mais pratico para a gente.” Outra novidade que acontecerá durante a feira é a realização de test-drive feitos em carros com adaptações, cadeiras de rodas motorizadas e scooters, os visitantes também poderão fechar negócio durante o evento, comprando automóveis adaptados vendidos a pronta entrega no próprio estande da Cavenaghi e ainda tirar suas dúvidas sobre auto escolas e o transporte público brasileiro.
SERVIÇO
Reatech –X Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Local: Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo (SP)
Dias 14 a 17 de abril
Horário: quinta e sexta das 13h às 21h; sábado e domingo das 10h às 19h
Mais informações: www.reatech.tmp.br ou pelo telefone (11) 5585-4355
Entrada gratuita
OBS: Também será oferecido diariamente transporte gratuito (ida e volta), saindo da Estação Jabaquara do Metrô (Rua Nelson Fernandes, 400 – ao lado do terminal de ônibus)
Comentários