Você esta conectado Jovens.com. Essa foi a vinheta do meu PIC do ano passado, eu nunca pensei em fazer TV e falando sério não levo o menor jeito para coisa, mas não vou negar que esse outro lado do Jornalismo me encantou. Claro, deu muito trabalho, porque também somos amadores e tivemos que nos virar no 30 para dar conta de tudo, cenário, camera, pautas, entrevistas, edição etc. Bom vou colocar aqui uma tentativa falha de analise do que é o programa Jovens.Com, eu digo falha pois rendeu ao meu grupo uma nota 2,0 de 5,0 e para mim um exame.
Em desenvolvimento ao PIC (Projeto Integrado de Comunicação), elaboramos um programa de TV voltado à comunidade jovem, nele implantamos o formato de revista eletrônica exibindo uma programação variada afim de atingir aos jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos. Desde o início do projeto, a intenção era de fazer um programa que tivesse ligação ao mundo juvenil, atualmente a ferramenta mais eficaz de se aproximar do nosso público alvo é a Internet. Sendo assim, optamos por usar alternativas viáveis para capitar nosso público, uma delas foi batizar o programa com o nome Jovens.com, alem de ser fácil de gravar é totalmente relacionado ao mecanismo virtual, onde o jovem utiliza dela todo o tempo fazendo com que crie uma relação de curiosidade e identificação apenas em ouvir o nome do programa, além de elevar a ideia de interatividade. A seleção das pautas foi rigorosamente analisada para que pudéssemos trabalhar com uma linguagem adequada, ou seja, produzir um programa com a “cara do jovem”, trazendo conteúdo que prenda a sua atenção e traga a mensagem subjetiva de que nós falamos a mesma língua que eles - os jovens – e por isso eles ficarão por dentro de tudo o que rola no universo juvenil. Nossa programação ficou fechada em trazer conteúdo: musical, Internet, cinema, curiosidades, debates e temas polêmicos.
A vinheta foi produzida com diversos jovens repetindo a frase: “Eu estou conectado Jovens.com”, esse foi um dos meios subjetivos utilizados por nossa equipe para persuadir nosso público e convence-los, mesmo antes de assistir ao programa, de que essa é uma atração que fala sua língua e de que ele já está conectado a esse mundo e continuará acompanhando, deixando de lado qualquer outra programação. Alem desse ponto, o vídeo mostra jovens reais que tende a fazer com que o jovem se identifique com o programa, ou até mesmo quem não estava ligado se perguntar porque estão todos conectados à isso? despertando assim a curiosidade em saber do que se trata.
Com o intuito de ser um programa informativo e cultural, até pelo fato de ser exibido todas as Sextas das 19h às 20h20, a ordem das matérias, dicas e curiosidades passaram também por uma seletiva, isso porque a escolha do dia e horário da sua transmissão foi estratégico. Optamos primeiramente pelo Melhor TOP, um quadro com as três músicas mais escutadas e os vídeos mais assistidos na rede, para que o público relaxe depois de um dia cansativo de trabalho. Alem disso, o Jovem está sempre ligado na Internet procurando novidades, esse quadro atrai sua atenção logo de primeira fazendo com que o mesmo opine sobre o que achou e contribua mais com nossa programação.
No quadro Na Telona, também foi usado a linguagem visual para prender a atenção do publico, nele é mostrado alguns filmes que são as estreias da semana nos cinemas nacionais, a escolha desses filmes também passa por uma outra seleção. Os escolhidos são os que tratam de assuntos polêmicos como o incesto ou os mais aguardados na bilheteria.
Com a intenção de ouvir a opinião desses jovens sobre alguns tabus, criamos o Barraco, um debate com convidados e especialista sobre vários temas diferentes. Para conseguirmos atrair diversas opiniões e tornar o debate mais dinâmico, fomos as rua de São Paulo e colocamos um microfone nas mãos dos jovens para que eles falassem abertamente sobre o tema sugerido, a edição dos Jovens.com teve como único foco mostrar a espontaneidade do novo formador de opinião. Como a Internet esta conectada com ideia do programa, usamos para colher mais opiniões o twitter ,que é atualmente uma das ferramentas da rede mais usadas pelos jovens.
O nome desse quadro é uma expressão muito utilizada entre jovens e adultos ao expressar brigas e discussões com assuntos polêmicos, ou seja, não é só nosso publico alvo que será atraído para o debate. As reportagens especiais tratam dos assuntos mais sérios e que precisam ser divulgados, apesar da aglomeração de informações que temos hoje, tem muita coisa que ainda é deixada de lado. Para esse tipo de reportagem criamos o quadro Antenado, que busca incentivar os jovens a serem mais pró ativos e mostrar sua participação diante da sociedade.
Ponto Final
O programa Jovens. Com usou todos os recursos que seu público alvo costuma utilizar, desde paginas de relacionamento até dicas culturais , facilitando assim seu contato com os mesmo. Todos os quadros apresentados foram batizados com as gírias faladas por eles, em nenhum momento da programação usamos artifícios desconhecidos dessa comunidade. A equipe do programa fez uma pesquisa de mercado para saber o tipo de programação que os jovens gostariam de assistir, a partir do resultado fomos atrás das principais atrações culturais do mês como filmes, shows e livros e selecionamos as mais adequadas para a exibição. Todas as reportagens mostradas tinham relação com duvidas existentes desse grupo e informava situações vividas por cada um deles. A intenção programa cumpriu sua tarefa perante ao desejado.
Depois dessa luxuosa apresentação, cheias de redundância e linguiças é hora de vocês curtirem a abertura do programa, ideia original de Eduardo Mate.
Em desenvolvimento ao PIC (Projeto Integrado de Comunicação), elaboramos um programa de TV voltado à comunidade jovem, nele implantamos o formato de revista eletrônica exibindo uma programação variada afim de atingir aos jovens com faixa etária entre 18 e 29 anos. Desde o início do projeto, a intenção era de fazer um programa que tivesse ligação ao mundo juvenil, atualmente a ferramenta mais eficaz de se aproximar do nosso público alvo é a Internet. Sendo assim, optamos por usar alternativas viáveis para capitar nosso público, uma delas foi batizar o programa com o nome Jovens.com, alem de ser fácil de gravar é totalmente relacionado ao mecanismo virtual, onde o jovem utiliza dela todo o tempo fazendo com que crie uma relação de curiosidade e identificação apenas em ouvir o nome do programa, além de elevar a ideia de interatividade. A seleção das pautas foi rigorosamente analisada para que pudéssemos trabalhar com uma linguagem adequada, ou seja, produzir um programa com a “cara do jovem”, trazendo conteúdo que prenda a sua atenção e traga a mensagem subjetiva de que nós falamos a mesma língua que eles - os jovens – e por isso eles ficarão por dentro de tudo o que rola no universo juvenil. Nossa programação ficou fechada em trazer conteúdo: musical, Internet, cinema, curiosidades, debates e temas polêmicos.
A vinheta foi produzida com diversos jovens repetindo a frase: “Eu estou conectado Jovens.com”, esse foi um dos meios subjetivos utilizados por nossa equipe para persuadir nosso público e convence-los, mesmo antes de assistir ao programa, de que essa é uma atração que fala sua língua e de que ele já está conectado a esse mundo e continuará acompanhando, deixando de lado qualquer outra programação. Alem desse ponto, o vídeo mostra jovens reais que tende a fazer com que o jovem se identifique com o programa, ou até mesmo quem não estava ligado se perguntar porque estão todos conectados à isso? despertando assim a curiosidade em saber do que se trata.
Com o intuito de ser um programa informativo e cultural, até pelo fato de ser exibido todas as Sextas das 19h às 20h20, a ordem das matérias, dicas e curiosidades passaram também por uma seletiva, isso porque a escolha do dia e horário da sua transmissão foi estratégico. Optamos primeiramente pelo Melhor TOP, um quadro com as três músicas mais escutadas e os vídeos mais assistidos na rede, para que o público relaxe depois de um dia cansativo de trabalho. Alem disso, o Jovem está sempre ligado na Internet procurando novidades, esse quadro atrai sua atenção logo de primeira fazendo com que o mesmo opine sobre o que achou e contribua mais com nossa programação.
No quadro Na Telona, também foi usado a linguagem visual para prender a atenção do publico, nele é mostrado alguns filmes que são as estreias da semana nos cinemas nacionais, a escolha desses filmes também passa por uma outra seleção. Os escolhidos são os que tratam de assuntos polêmicos como o incesto ou os mais aguardados na bilheteria.
Com a intenção de ouvir a opinião desses jovens sobre alguns tabus, criamos o Barraco, um debate com convidados e especialista sobre vários temas diferentes. Para conseguirmos atrair diversas opiniões e tornar o debate mais dinâmico, fomos as rua de São Paulo e colocamos um microfone nas mãos dos jovens para que eles falassem abertamente sobre o tema sugerido, a edição dos Jovens.com teve como único foco mostrar a espontaneidade do novo formador de opinião. Como a Internet esta conectada com ideia do programa, usamos para colher mais opiniões o twitter ,que é atualmente uma das ferramentas da rede mais usadas pelos jovens.
O nome desse quadro é uma expressão muito utilizada entre jovens e adultos ao expressar brigas e discussões com assuntos polêmicos, ou seja, não é só nosso publico alvo que será atraído para o debate. As reportagens especiais tratam dos assuntos mais sérios e que precisam ser divulgados, apesar da aglomeração de informações que temos hoje, tem muita coisa que ainda é deixada de lado. Para esse tipo de reportagem criamos o quadro Antenado, que busca incentivar os jovens a serem mais pró ativos e mostrar sua participação diante da sociedade.
Ponto Final
O programa Jovens. Com usou todos os recursos que seu público alvo costuma utilizar, desde paginas de relacionamento até dicas culturais , facilitando assim seu contato com os mesmo. Todos os quadros apresentados foram batizados com as gírias faladas por eles, em nenhum momento da programação usamos artifícios desconhecidos dessa comunidade. A equipe do programa fez uma pesquisa de mercado para saber o tipo de programação que os jovens gostariam de assistir, a partir do resultado fomos atrás das principais atrações culturais do mês como filmes, shows e livros e selecionamos as mais adequadas para a exibição. Todas as reportagens mostradas tinham relação com duvidas existentes desse grupo e informava situações vividas por cada um deles. A intenção programa cumpriu sua tarefa perante ao desejado.
Depois dessa luxuosa apresentação, cheias de redundância e linguiças é hora de vocês curtirem a abertura do programa, ideia original de Eduardo Mate.
Outro momento legal de fazer o programa foi justamente a apuração das pautas, uma das matérias que foi AR era sobre a doação de medula óssea entre o jovens no Brasil. Depois de algumas pesquisas e contatos conseguimos falar com a Camila, ela é a representante da Ameo (Associação da Medula Óssea) do estado de São Paulo. Alem disso Camila teve leucemia e foi uma das primeiras voluntárias da associação.
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