Vida Seca - Blog Action Day 2008




Em homenagem ao dia da ação blogal feita pelo site acima, no qual meu blog participa, VOU POSTAR sOBRE o tema proposto: A pobreza.

No entanto, fiquei matutando para saber o que dizer, o que pensar, no que ajudar e resolvi buscar poemas relacionado ao assunto. Achei um do Olavo Bilac, outro do Vinicius de Moraes e até pensei em colocar um trecho do livro Vida Seca de Graciliano Ramos.

Pode pensar que eu não sei o que escrever, é eu confesso , eu não sei como começar. Talvez esses autores consiga dizer em versos o que eu não conguiria escrever e muito menos falar.....


Os Pobres

Olavo Bilac


Aí vêm pelos caminhos,

Descalços, de pés no chão,

Os pobres que andam sozinhos,

Implorando compaixão.



Vivem sem cama e sem teto,

Na fome e na solidão:

Pedem um pouco de afeto,

Pedem um pouco de pão.



São tímidos? São covardes?

Têm pejo? Têm confusão?

Parai quando os encontrardes,

E dai-lhes a vossa mão!



Guiai-lhe os tristes passos!

Dai-lhes, sem hesitação,

O apoio do vossos braços,

Metade de vosso pão!



Não receieis que, algum dia,

Vos assalte a ingratidão:

O prêmio está na alegria

Que tereis no coração.



Protegei os desgraçados,

Órfãos de toda a afeição:

E sereis abençoados

Por um pedaço de pão . . .

O Bicho
Manuel Bandeira


Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Comentários