Gigante Manual ANTIRRACISTA

O Livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro está deitado sob as patas da minha cachorra sem raça. Minha dog está deitado na minha cama, coberta, só com as patas e o cabeça de fora. O livro é pequeno , tem a capa amarela e os dizeres em letras grandes, na cor preta.


  

Eu não tenho muito o que falar desse livro, já que ele é um dos mais vendidos e comentados do momento. Como o próprio nome já diz, o “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, cumpre um papel importante que já deveríamos ter aprendido, se pensarmos bem, é o básico né. 

Tem um termo no livro que me chamou atenção, é Epistemicídio. Numa explicação bem preguiçosa é quando temos um apagamento do protagonismo de grupos oprimidos na sociedade.

Um exemplo clássico é na educação, quantos autores negros tivemos contato no período escolar ? E como a história escravocrata do país foi mencionada nos livros acadêmicos ? Eu fiz um recorte específico, mas esses questionamentos servem para outras minorias também, como PCDs, mulheres, indígenas e LGBTQI+.

Para aqueles que ainda acreditam em meritocracia, que todos somos iguais, que tudo agora é mimi, que fazer black face é homenagear, por favor, leiam, pesquisem, conversem e questionem. A ignorância é uma escolha.

Comentários