Pódio Para Todos, será?

Assisti "Pódio Para Todos", disponível na @NetflixBrasil ,e gostei muito. Fala sobre a história da paralimpíada, desde os primórdios até agora. Tudo envelopado pela trajetória de alguns atletas. Minha única critica, cadê os atletas brasileiros no documentário? Nossa seleção é a maior ganhadora do evento paralímpico e nem ao menos foi citada.  

Mas quero ressaltar uma parte importante. Eu fui na Paralimpíada de 2016, ela aconteceu no Brasil e quase não consegui comprar ingressos de tamanha a procura. Procura essa que superou o público da Olimpíada daquele ano. No documentário, os bastidores de como o evento quase não aconteceu é bem tenso, triste e frustrante, apesar do final feliz. 

O fato ilustra muito bem como esportes para atletas com deficiência são tratados pelos organizadores do evento principal, pela imprensa, e pelos governantes. Isso me lembrou como é difícil vender qualquer pacote, com branded content ou não, para clientes patrocinarem o evento. 

Aliás, a Paralimpíada na maioria das vezes é vendida como um "plus" do pacote olímpico, nunca um pacote à parte, nunca um pacote principal. E não faz a menor diferença para o negócio. 

Se isso já acontece no próprio meio, como mostra o documentário, não é de se esperar que a venda de qualquer coisa referente a esse evento seja tratada da mesma maneira. Coisa similar ocorre com o futebol feminino, complexo de se vender qualquer coisa.

Acho que um desafio bacana para os executivos de vendas e representantes comerciais das empresas é tentar vender esses eventos, considerados subcategorias, da mesma forma dos principais. Uma mudança de discurso é um bom começo para a inclusão e representatividade.



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