Certificado de chata da acessibilidade

 

Frase e foto Léonie Watson, diretora da TetraLogical e uma das principais referências em acessibilidade digital

Há uma semana fiz o curso de Acessibilidade Digital da Mergo User Experience com o Marcelo Sales, referência no assunto. Coincidência ou não, descobri que setembro também é o mês da luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência e da comunidade surda. E as datas têm a ver com o que aprendemos. Desde pequena fui ensinada que tudo pode ser adaptado, fiz provas em folhas A4 pq da minha letra, bebia em 2 copos de plásticos juntos p ter firmeza quando segurá-lo e até hoje tenho meu fiel canudinho comigo. #Acessibilidade é isso para mim. Como Marcelo diz, é o “acesso às informações” de uma forma justa que não se limita só aos defiças, é uma luta que envolve todes. Vamos aos fatos, pesquisa recente da Movimento Web Para Todos e BigDataCorp. mostra que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis para #PCDs, isso quer dizer que 99% deles exclui 24% da população. Só lembrando que a LBI possui um artigo específico que estipula que todos os sites BRs sejam acessíveis. Empresas, influencers, marktplaces e PF, se liga no básico:

- Pense na Acessibilidade primeiro

- Descreva imagens

- Legende vídeos

- Não use caracteres especiais

- Estude o tema

- Evite carrosséis

- Consulte o Guia WCAG

- Fale com a causa

- Invista na #inclusão

Admiro quem se interessa pelo tema por vontade própria, são pessoas que considero bem fora da caixa. Agora posso dizer quesou a chata da acessibilidade certificada, me aguentem

Comentários