Há uma semana fiz o curso de Acessibilidade Digital da Mergo User Experience com o Marcelo Sales, referência no assunto. Coincidência ou não, descobri que setembro também é o mês da luta pela Inclusão da Pessoa com Deficiência e da comunidade surda. E as datas têm a ver com o que aprendemos. Desde pequena fui ensinada que tudo pode ser adaptado, fiz provas em folhas A4 pq da minha letra, bebia em 2 copos de plásticos juntos p ter firmeza quando segurá-lo e até hoje tenho meu fiel canudinho comigo. #Acessibilidade é isso para mim. Como Marcelo diz, é o “acesso às informações” de uma forma justa que não se limita só aos defiças, é uma luta que envolve todes. Vamos aos fatos, pesquisa recente da Movimento Web Para Todos e BigDataCorp. mostra que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis para #PCDs, isso quer dizer que 99% deles exclui 24% da população. Só lembrando que a LBI possui um artigo específico que estipula que todos os sites BRs sejam acessíveis. Empresas, influencers, marktplaces e PF, se liga no básico:
- Pense na Acessibilidade primeiro
- Descreva imagens
- Legende vídeos
- Não use caracteres especiais
- Estude o tema
- Evite carrosséis
- Consulte o Guia WCAG
- Fale com a causa
- Invista na #inclusão
Admiro quem se interessa pelo tema por vontade própria, são pessoas que considero bem fora da caixa. Agora posso dizer quesou a chata da acessibilidade certificada, me aguentem
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