Desabafo

Estava no metrô e vi uma menina lendo um livro com um nome bem sugestivo, intitulado na tradução brasileira de 'Outros Jeitos de Usar a Boca'. Tentei memorizar o nome da capa durante todo trajeto de casa e logo que cheguei fui pesquisar do que se tratava. Achei um artigo bem bacana da revista Superinteressante. Como imaginei, o titulo original não tem nada a ver com a adaptação, em inglês chama 'Milk and honey' (leite e mel) e se trata de poemas escritos e ilustrados pela indiana Rupi Kaur.

Os poemas são bem empoderados, falam de dor, perda, abuso e amor próprio.

Ainda não li a obra, mas achei um poema bem bacana e que diz algo que muitas mulheres conhecem. Escolhi ele porque já julguei outras mulheres pela aparência, pelo comportamento e pelas roupas escolhidas. Escolhi ele porque reflete um pensamento machista que vem tanto do feminino como do masculino. Escolhi porque também fui julgada, talvez nem pela beleza, mas pela falta de uma estereotipada, ou por outros requisitos que eu tenha. Escolhi ele porque me fez desabafar .

'Quero pedir desculpas a todas as mulheres
que descrevi como bonitas
antes de dizer inteligentes ou corajosas
fico triste por ter falado como se
algo tão simples como aquilo que nasceu com você
fosse seu maior orgulho quando seu
espírito já despedaçou montanhas
de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te acha bonita
mas porque você é muito mais do que isso'

Comentários