Guia rápido sobre as olimpíadas no Rio de Janeiro 2016

Se você é uma daquelas pessoas que está meio por fora das olimpíadas de 2016, fique tranquilo!  *Fiz um guia com informações e curiosidades sobre o evento para você não fazer feio nas rodinhas de amigos.



Bem vindo Rio de Janeiro

A primeira coisa que você precisa saber é que diferente da copa, os jogos olímpicos são
realizados em uma cidade só de cada país. No caso do Brasil, as competições são feitas em 32
locais diferentes espalhados em quatro regiões do Rio de Janeiro (Barra, Deodoro, Maracanã e
Copacabana).

A primeira vez a gente nunca esquece

Uma das coisas mais legais sobre o evento olímpico é que é a primeira vez que ele acontece na
América do Sul. Sim amigos, somos o país iniciante e todos oremos para que nosso quadro de
medalhas esteja em primeiro também. Vale lembrar que até hoje foram realizadas 27 edições dos Jogos Olímpicos de Verão, sendo 16 na Europa, 6 na América do Norte, 3 na Ásia e 2 na Oceania.

Quanto número

Calma, são 42 esportes disputados em 17 dias de competições. São 306 provas com medalhas
divididas entre 161 masculinas, 136 femininas e 9 mistas.

Mais números .. 

Você sabia que para esse evento todo acontecer, o Comitê Rio 2016 precisou de 45 mil voluntários, 85 mil terceiros e 6.500 funcionários. Foi preciso também 11 milhões de refeições, 25 mil bolas de tênis, 100 mil cadeiras e 34 mil camas. 

Novidades

Saber quais são as 42 modalidades disputadas durante as olimpíadas não é fácil, mas tem duas curiosidades sobre os jogos que são bem importantes. A primeira delas é que depois de 92 anos, o rugby voltou para competição olímpica. Esse esporte esteve presente em quatro das sete primeiras edições das olimpíadas, só que dessa vez ele será visto em um formato diferente do tradicional, chamado de rugby sevens. Outra modalidade que volta depois de 112 anos é o golfe, esporte que tem vaga garantida no evento até 2020. Muita gente acha o golfe um esporte chato, mas o astronauta americano Alan Shepherd não fez parte dessa opinião.  Em 1971, ele saiu da Apollo 14 e deu uma tacada,movimento que fez a modalidade entrar para a história como um dos dois únicos esportes já praticados na Lua.

Aros e tocha

Você pode não saber nada de esportes, modalidades e quem está à frente do quadro de
medalhas, mas aposto que já ouviu falar na tocha olímpica e se ver os aros olímpicos já sabe
do que se trata. Para finalizar nosso guia rápido, nada melhor do que entender o que cada uma
simboliza, até porque vamos ouvir muito a respeito. Os anéis olímpicos representam a união dos cinco continentes, as cores foram escolhidas para garantir que todos os países do mundo tivessem pelo menos uma delas representadas em suas bandeiras nacionais. A tocha simboliza o elo entre os jogos da antiguidade e da era moderna, e o fogo sagrado é considerado um elemento purificador. O rito de revezamento da tocha serve para anunciar os jogos e transmitir mensagem de paz e amizade por onde passa.

Fonte: site oficial Rio 2016

*  Texto feito para o site experimental do curso Técnico em Multimídia  

Comentários